Como lidar com documentos de identidade falsos

Documento

Embora haja muita informação disponível sobre como verificar os documentos de identidade para o direito de trabalhar conformidade, há pouca orientação sobre o que fazer quando um documento falha em suas verificações. O tratamento de documentos falsificados ou fraudulentos pode ser perturbador, pelo que a nossa blogueira convidada, reuniu alguns conselhos práticos para abordar este tópico sensível “no momento” e mais além…

A falsificação do documento de identidade está a aumentar. Documentos falsos (em especial documentos de identidade do EEE) e documentos genuínos (névoa) obtidos de forma fraudulenta continuam a ser um facilitador fundamental da criminalidade relacionada com a imigração. Em 2016, a Frontex, a Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira, comunicou um aumento anual de 70% dos documentos falsos detidos por migrantes com destino ao Reino Unido, muitos deles utilizando cartões de identidade modificados de países como a Itália e a Romênia.

A utilização da verificação de documentos de identidade defende o trabalho a partir desta tendência, reduz a nossa exposição a fraudes e protege a nossa reputação de marca. O software verifica dados visíveis e não-visíveis para precisão e validade e apresenta os resultados em segundos para que possamos decidir rapidamente se devemos prosseguir com um candidato. E se alguma vez tivermos dúvidas, podemos remeter o documento nacional de identificação DNI a uma equipe de especialistas com um único clique, o que significa que não há necessidade de apenas ‘usar nosso julgamento’.

Durante a minha experiência líder de alto volume, nacional e internacional direito de recrutamento de verificações de trabalho, o sistema me ajudou a identificar muitos candidatos que apresentam documentos de identidade falsos. E quando isso acontecer, pode ser uma situação muito complicada. por isso, aqui estão os meus pensamentos sobre o que deves fazer, se suspeitares que te deram um documento falso.

Sempre achei útil criar um guia simples que colegas de qualquer departamento possam seguir. Se a sua empresa lida com um grande volume de documentos, o role-playing uma situação complicada de encontrar um candidato com um documento falso também pode ajudar a preparar as suas equipas para gerir a situação com calma e firmeza, protegendo-se a si e à sua empresa.

Crie um poderoso dissuasor para aqueles que tentam usar documentos falsos, tornando claro ao longo de seu processo de recrutamento que você verifica todos os documentos cuidadosamente. Não se esqueça de fazer cópias de todos os documentos fornecidos por cada indivíduo, mesmo que à primeira vista você pense que algo é claro.

Sempre que possível, evite digitalizar ou verificar documentos na frente dos candidatos – Eu sempre recomendo que você digitalize documentos em uma sala separada para que você possa consultar discretamente um colega ou especialista, se necessário. Qualquer relutância dos candidatos em entregar documentos para você copiar, ou tentativas de dar-lhe uma fotocópia enquanto segurando o original, pode ser uma bandeira de advertência de que algo está errado…

Segurança em primeiro lugar: a segurança de sua equipe é fundamental – todos reagem de forma diferente em situações desconfortáveis e os seres humanos podem ser imprevisíveis. Sempre que possível, discutir as questões com o titular do documento enquanto estiver presente um colega no caso de a situação se tornar Volátil.

Você não é da polícia: devolva todos os documentos ao proprietário antes de discutir seus documentos – eles podem querer sair imediatamente para garantir que eles têm uma rota de saída clara e evitar fechar a porta ou criar quaisquer barreiras. Não tente confiscar documentos-você já terá cópias neste momento e se você digitalizá-los, os dados serão salvos em seu sistema de verificação de documentos.

Seja sensível: como em qualquer situação delicada, evite discutir o assunto na frente de outros candidatos para evitar embaraço. Mantenha um tom de voz calmo e controlado para diminuir a tensão.

Mantenha – se neutro: não faça acusações ou insira que um documento é falso ou roubado – ‘desgaste’ faz alguns documentos reais parecerem suspeitos. Culpe a tecnologia e use frases como: “infelizmente, seu cartão de identidade não passou os cheques no nosso scanner eletrônico nesta ocasião. Estamos à espera de um relatório completo, mas até lá, receio que não possamos processar a sua candidatura.”Dar a opção de retornar com um documento alternativo suporta uma abordagem de’ inocente até prova em contrário ‘ (claro que é altamente improvável que eles retornem se eles sabem que estão usando um documento falso…)

Não é pessoal: o seu sistema de verificação de documentos é imparcial e baseia decisões puramente em dados, em vez de sentir o intestino ou viés não intencional. Membros de equipe menos experientes podem achar mais fácil expressar que é ‘política da empresa’ digitalizar todos os documentos, ou adiar a responsabilidade para um colega mais sênior em uma situação potencialmente aquecida.

Não entre em debate: se o documento falhou, seja empático, mas firme. Lembre-se que documentos falsos e identidades roubadas podem ser usados para muito mais do que trabalhar ilegalmente, então tente evitar suas emoções pessoais, o que significa que você dá a alguém o benefício da dúvida. Se você está esperando por um relatório (se é um caso incerto que precisa de investigação), então certifique-se de dizer-lhes Quando você vai entrar em contato em seguida.

Fonte: https://dnibrasil.com/como-solicitar-dni-passo-a-passo/