Dicas para escolher queijos mais saudáveis

Queijos

Se você se considera um conhecedor de queijo ou apenas um amante de todas as coisas pirosas, há algumas coisas que você deve saber sobre o seu produto lácteo favorito.

Não foi há muito tempo quando parecia que as escolhas de queijo nos Estados Unidos estavam limitadas aos americanos, suíços e cheddar. Hoje, você pode encontrar mais de 400 variedades de queijo, incluindo queijos gourmet artesanais, e queijo macio, duro, envelhecido e azul. Mas tenha cuidado-com mais escolhas de queijo vêm mais maneiras de ganhar peso.

“O queijo é uma fonte fabulosa de cálcio, mas também pode ser rico em gordura saturada”, adverte a nutricionista Joan Salge Blake, MS, RD, professora associada de nutrição na Universidade de Boston. “Se você não escolher queijo com cuidado, você poderia obter mais gordura do queijo em seu hambúrguer do que do seu hambúrguer.”

Como você pode escolher queijos saudáveis? Não é tanto uma questão de escolher feta em vez de Camembert ou gorgonzola em vez de Brie que determina alta gordura em vez baixa gordura. Para manter as calorias sob controle, você precisa procurar versões de baixo teor de gordura de qualquer queijo ou limitar a quantidade de queijo gourmet gordo que você come.

Não existe uma forma padrão de classificar grupos de queijo, explica Marie Spano, MS, RD. “Algumas lojas classificam – na pelo seu local de origem; outras agrupam queijos por queijo macio, semi-macio ou duro”, diz ela. Os apreciadores de queijo têm mais um sistema mais elaborado de agrupamento de queijo gourmet.

No entanto, existem algumas categorias gerais de queijos reconhecíveis:

Queijos frescos. Spano diz que estes incluem queijos que contêm algum soro de leite e têm um curto prazo de validade. “Queijo Cottage, ricota, creme de queijo, mascarpone e mozzarella são todos queijos frescos. Queijos frescos são macios e cremosos”, explica as receitas com queijo permesão.

Queijo semi-mole. Nesta categoria estão os queijos gourmet Brie e Camembert, bem como as marcas de queijo processado como a vaca rindo. Estes queijos são geralmente de cor pálida e podem ser facilmente cortados. Alguns queijos semi-suaves são aromatizados com vegetais secos ou especiarias. Outros exemplos incluem Monterey jack e muenster.

Queijos duros. Também conhecido como queijos envelhecidos, este grupo inclui Parmigiano-Reggiano, asiago e gruyere. Estes queijos são difíceis de tocar porque a maior parte da humidade foi removida. Isto torna-os bons para a ralagem e dá-lhes uma longa vida útil. A maioria destes queijos tem sabores intensos.

Queijos de casca lavada. Os queijos lavados incluem Tallegio e limburger. Eles são banhados em água salgada, brandy, vinho ou licor. “A lavagem desenvolve um sabor forte, mantém a umidade e muda a cor e textura do queijo”, diz Spano. O exterior do queijo lavado pode ser laranja brilhante ou castanho; o interior é muitas vezes macio e pungente.

Queijo azul. Estes queijos também são chamados queijos de pasta azul, marcações que os tornam fáceis de reconhecer. A cor vem do molde azul que dá a estes queijos o seu sabor muito forte. Os queijos azuis incluem gorgonzola, queijo azul dinamarquês e Roquefort. Os queijos azuis desmoronam-se facilmente, tornando-os ideais para serem usados em saladas.

Queijo fundido. O termo processado é usado para descrever queijos que são uma combinação de queijo natural e ingredientes como emulsionantes ou sabores artificiais que aumentam o prazo de validade do queijo meia cura como usar. Exemplos disso são o queijo americano e o queijo fundido.

Cada tipo de queijo tem um perfil nutricional diferente, diz Spano. Por exemplo, alguns queijos têm muito cálcio; outros têm muito pouco. Queijo Cottage é carregado com caseína, um tipo de proteína que é muito bom para o tecido muscular.

O que a maioria dos queijos tem em comum é o seu elevado teor de gordura. “Se você está assistindo a sua ingestão de calorias, sua melhor aposta é optar por queijo de baixo teor de gordura ou variedades muito saborosas”, diz Spano.

Queijo magro reduzido, diz Blake, faz para queijo mais saudável, e muitos tipos de queijo vêm em uma versão reduzida de gordura. O saboroso conselho de variedade também é bom, ela acrescenta, porque “você pode usar [essas variedades] com moderação e ainda obter muito sabor de queijo.”